Pages

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

VII Seminário Cepos é divulgado em audiência pública da EBC

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizou a sua primeira audiência pública em Porto Alegre nesta terça-feira, dia 13/11. Durante a atividade, foi divulgada a realização do VII Seminário CEPOS - Comunicação, democracia e desenvolvimento: a contribuição de Valério Brittos, a ocorrer no dia 30/11, a partir das 9 horas, na Casa de Cultura Mário Quintana.

O jornalista Pedro Osório, presidente da Fundação Cultural Piratini e um dos componentes da mesa da audiência, lembrou brevemente o histórico de formação do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS), que por dez anos atuou vinculado à Unisinos. Ao final da audiência, a presidente do Conselho Curador da EBC, Ana Luiza Fleck Saibro, pediu uma salva de palmas em homenagem ao professor Valério Brittos, falecido em julho deste ano. A presidente também pediu ao grupo que divulgue os desdobramentos de seu seminário de pesquisa aos integrantes do Conselho Curador.

A edição deste ano do Seminário CEPOS homenageará a trajetória acadêmica do criador do grupo, Valério Brittos, um dos principais pesquisadores de Economia Política da Comunicação na América Latina. O seminário receberá, entre outros, os pesquisadores Tomas Tufte, da Universidade de Roskilde, Dinamarca; César Bolaño, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atual coordenador do CEPOS e presidente da Associação Latinoamericana de Investigadores em Comunicação (Alaic); e Jacqueline Lima Dourado, da Universidade Federal do Piauí. 
Atualmente, o grupo Cepos, que possui participantes em diversos estados e países, está em processo de certificação pela UFS, instituição à qual passará a estar vinculado. O seminário ocorrerá no segundo piso do bloco A da Casa de Cultura Mário Quintana, é aberto a participação de toda a sociedade e terá acesso gratuito.

CONSELHO EBC
A audiência pública da EBC apontou algumas contribuições para o debate em torno do sistema público de comunicação, entre os quais a necessidade de se repensar o jornalismo praticado hoje pelas emissoras públicas, ainda sob influência do modelo adotado pelas emissoras comerciais, cuja centralidade do discurso é a liberdade de expressão da empresa de comunicação e não da sociedade; a urgência de retomada da mobilização dos movimentos sociais em prol da retomada das discussões para a implementação do operador de rede para a TV pública digital; a formação de um modelo de financiamento capaz de atender satisfatoriamente às demandas das emissoras públicas e de lhes dar a autonomia definitiva em relação às esferas de governo; e a ampliação da inclusão das redes sociais e meios digitais nos projetos de comunicação colocados em prática pelas emissoras públicas. O presidente da EBC, Nelson Breve, também participou da audiência. Em Porto Alegre, o Conselho Curador da EBC ainda realizou sua reunião ordinária bimestral, ocorrida na segunda-feira, dia 12/11.
Por Luciano Gallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário